Header AD

i

Dica de DVD/Blu-ray da semana: Preciosa – Uma História de Esperança

Preciosa é grande filme independente de 2009.  O filme conquistou um sucesso surpreendente nos cinemas americanos. Sua trajetória começou no festival de Sundance em 2009, onde levou os principais prêmios para casa. Após ser exibido em Toronto, chamou a atenção de Oprah Winfrey e de Tyler Perry, que se tornaram produtores executivos. O sucesso crescente culminou em cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.
A história segue a vida de Precious, uma garota e 16 anos que faz lembrar como a nossa vida é boa. Precious mora com a mãe, e está grávida pela segunda vez de seu próprio pai. Sua mãe a abusa psicologicamente e fisicamente, tornando a vida de Precious um inferno. Seu pai aparece apenas em flashbacks.
Nos primeiros minutos de Preciosa, você tem um filme perturbador. A mãe de Precious, Mary, é provavelmente um dos personagens mais odiados da história do cinema. É preguiçosa, arrogante, abusiva. Seu único objetivo é garantir o cheque da assistência social. Mary trata o primeiro filho de Precious, Mongo (um pequeno menino com síndrome de down), com desprezo. Fruto do ciúme doentio de Mary em relação ao pai de Precious Enquanto isso, Precious é convidada para freqüentar uma escola de alunos especiais, buscando completar seu ensino já que está muito atrasada no colégio. É aqui que o filme tenta dar uma reviravolta da tristeza para a esperança. Precious encontra na professora Blue Rain assistência e força para mudar o rumo de sua história. Durante as aulas, Precious tem o seu bebê.
É fácil perceber que Preciosa é um filme de interpretações. A novata Gabourey Sidibe surpreende no papel principal. Em sua estréia nos cinemas, Sidibe atingiu um nível de qualidade e maturidade impressionante, conseguindo acionar empatia no espectador e criando uma personagem simples e autêntica. Por outro lado, temos Mo’Nique, que vive Mary, a mãe de Precious, de forma espetacular. Se existe algum motivo por seu personagem ser tão repulsivo e ignorante, é a atuação brilhante de Mo’Nique. Não se pode esquecer-se de destacar Paula Patton como a professora Blue Rain em um papel simpático e bonito.
Lee Daniels dirige de forma regular a produção. Não acho que tenha merecido uma indicação ao Oscar pelo seu trabalho, mas Daniels fez um bom filme. O roteiro, assim como o livro de origem, é bem escrito, porém tenta manipular as emoções do público de forma forçada em algumas situações. Durante o final do filme, Precious tem que lidar com mais uma catástrofe em sua vida o que parece uma situação exagerada e até descartável visto o sofrimento da personagem. Mas,mesmo com alguns problemas o filme rende boas atuações e vale a locação!
Nota do Foose:8,5

Preciosa – Uma História de Esperança (Precious: Based on the novel “Push” by Sapphire, de Lee Daniels) 
Drama-2009-EUA
Elenco: Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Maria Carey, Lenny Kravitz.
Sinopse: Logo após dar a luz ao seu segundo filho, adolescente afro-americana começa a buscar um meio para melhorar sua vida e conta com a ajuda de uma professora.

O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internaltas!
Dica de DVD/Blu-ray da semana: Preciosa – Uma História de Esperança Dica de DVD/Blu-ray da semana:  Preciosa – Uma História de Esperança Reviewed by Foose on 16:31:00 Rating: 5

3 comentários

  1. Preciosa é um ótimo filme, um dos melhores de 2009.

    Grande roteiro e grandes atuações. Oscars merecidos!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz

    Faz tempo q estou p ver esse filme e não vejo! Parece realmente muito bom! Quem sabe aproveito o embalo da dica e do lançamento e tomo vergonha na cara? hehe

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu que trabalho em escola confirmo: o filme é muito bom e indispensável. Apreciei muito.

    Uma verdadeira e dura análise sobre o ser humano.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top