Header AD

i

Crítica da semana-“Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio”

Com um molejo brasileiro, animado e cheio de ação, “Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio” chega ao cinema mundial trazendo novo fôlego a cinesérie e cumprindo com louvor o papel que é destinado.
Mas, antes de qualquer coisa não espere nesta crítica um discurso hipócrita sobre como a cidade do Rio de Janeiro é mostrada no novo filme para o mundo. Afinal não é de hoje que Hollywood mostra o nosso país desta forma, e filmes como “Tropa de Elite 1&2” só confirmam essa visão estrangeira da violência. Ou alguém aí realmente acreditou que o Rio é como aquela animação mostrou recentemente?
Mas, como dar fôlego a uma série que até então só se preocupava em mostrar a primeira parte do seu titulo(Velozes) em foco? Com o público alvo cansado de ver carros tunados na grande tela, nada melhor do que focar na segunda parte do titulo e mostrar a parte furiosa da franquia. O diretor Justin Lin, o roteirista Chris Morgan conseguiram o que muitos acharam que seria loucura: Transformar uma franquia de carros modificados em um filme de assalto. A transição surpreendente funciona e consegue dar novos ares à série. Fazendo com que esse longa se compare com o primeiro filme(Velozes e Furiosos, de 2001) onde o assalto era o ponto alto do filme e os carros uma ferramenta para isso.
É claro que os carrões ainda estão em lá. Vin Diesel continua com a cara de mau distribuindo seus socos e tiros. Paul Walker está meio fora de forma, mas continua tentando ganhar a corrida contra o "Dom", Matt Schulze, Tyrese Gibson,   Ludacris e Jordana Brewster  também estão lá e fazem bonito. E para bater de frente com Diesel &Cia temos Dwayne “The Rock” Johnson, como antagonista. Devido ao elenco inflado de estrelas o longa parece em alguns momentos uma mistura de Onze Homens e um Segredo (Ocean’s Eleven), com Uma Saída de Mestre (The Italian Job), sem a ironia do primeiro e o charme do segundo.
A trama mostra a gangue em grandes roubos no Rio de Janeiro. O primeiro deles era à busca de três carros em um trem, que acaba em um confronto com um criminoso“Zizi” que trabalha para o mafioso Reyes. O criminoso “Zizi” mata os agentes que cuidam dos veículos, mas a culpa cai sobre Dom e Brian, que agora são caçados pelo agente Hobbs (Dwayne “The Rock” Johnson). A gangue agora planeja um grande roubo à Reyes. Que cumina com Diesel e Walker arrastando um cofre e destruindo tudo pela frete.
Velozes e Furiosos 5 é carregado de ação e um “Nossa, que mentira!” seria a melhor maneira de descreve-lo. Mas o bom humor presente em quase todos os diálogos faz com que você esqueça a mentirada e as seqüências que desafiam as leis da gravidade e do bom-senso. Se o roteiro é muitas vezes fraco a fotografia deslumbrante compensa. O longa consegue mostra um Rio de Janeiro lindo, mesmo com boa parte das cenas filmada em San Juan, capital de Porto Rico. Apesar de todas as dificuldades ao som de Marcelo D2 o longa consegue divertir, inovar e é entretenimento garantido em suas devidas proporções. E os “circuitos” do próximo filme já foram escolhidos: Alemanha e Espanha, mas, não saia da sala de cinema antes do término dos créditos: uma cena extra mostra qual caminho o sexto filme deve tomar.


Velozes e Furiosos 5 (Fast Five, de Justin Lin) – Ação
Elenco: Dwayne Johnson, Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Elsa Pataky, Tyrese Gibson, Gal Gadot, Sung Kang, Matt Schulze, Ludacris, Joaquim de Almeida, Michael Irby, Alimi Ballard, Don Omar, Geoff Meed.
O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internautas!
Crítica da semana-“Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio” Crítica da semana-“Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio” Reviewed by Foose on 08:20:00 Rating: 5

Um comentário

  1. eu ainda não vi o filme mas nem sei se o verei. Só se for mesmo por ser no Rio. Após tantos filmes desta saga eu fiquei um pouco farto. mas vamos lá ver :=)

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do Site, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor do www.setimaart.com reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


>

Ads Top